Entrega grátis em encomendas superiores a 15€

O nosso fermento

Sabe o que é "água de levedura"?

Quando se fala em fermentação natural pensa-se quase sempre em massa mãe, uma cultura de bactérias e leveduras que habita um pedaço de massa. Mas uma massa mãe, ou isco, não é a única forma de levedar pão naturalmente.

Desde há milhares de anos que vários povos utilizam as leveduras que povoam grãos, frutos, flores, vegetais, mel, entre outros alimentos, para dar vida aos seus pães. E de que forma é que se usam estas leveduras? Simplesmente colocando em água os alimentos escolhidos e aguardando que as suas leveduras se transportem para a água envolvente. Ao fim de alguns dias esta água rica em leveduras e açúcares naturais está pronta para levedar pão.

Esta tão poética forma de levedar é conhecida por “yeastwater”, ou seja, “água de levedura(s)”, e é o método que escolhemos para fermentar o nosso Bão.

Preferimos utilizar a água de levedura porque esta não transporta consigo a acidez de outros métodos de fermentação natural, oferecendo assim o protagonismo ao sabor dos ingredientes, criando um pão que é leve na textura e no paladar. Bão!

×